Política

Comparar o punho cerrado de Genoino e Dirceu a Hitler é talvez a maior canalhice da internet brasileira

As piadas com Freddie Mercury, John Travolta e Anitta foram engraçadas. Ainda mais porque Genoino laçou no pescoço um lençol bordado em que havia impresso o “Poeminha do Contra” de Quintana. O tal humor involuntário. Enfim

Edição Fatos Políticos (Foto Reprodução) punho-jose-genoino

Mas aí veio a canalhice inconteste daqueles que estão usando o gesto de erguer o braço esquerdo para comparar Dirceu e Genoino a – claro, como não – Adolf Hitler. Um humorista está chamando o braço erguido de “gesto sagrado entre genocidas e ditadores”.

E tome montagens comparando os petistas enclausurados a Hitler, Lênin, Fidel Castro etc etc. A imagem abaixo acompanha o arrazoado bobo de um blogueiro da Veja, um post que é um daqueles trabalhos preguiçosos de copiar e colar memes de internet.

petistas-comparado-a-hitler
(Foto: DCM)

Calma, gente. Pera lá. O gesto de erguer um dos braços deve ser tão velho quanto os nossos braços. Não sou especialista em neurolinguística, mas sabemos o que um braço erguido traduz: poder. O gesto alude à resistência, à vitória, ao êxito na batalha, enfim. Sem dizer que faz parte da continência militar (antes de tocar a testa, o subordinado estica o braço acima do ombro).

[artigos titulo=”Leia também” tipo=”relacionadosportags” total=”2″ periodo=”mes” largura=”maxima” posicao=”nenhuma”]

A propósito, a saudação do Terceiro Reich era feita de mão espalmada e com o braço direito (a foto em preto e branco de Hitler de punho cerrado, usada nas montagens, é dos ensaios que fazia de seus discursos antes de se tornar fürher; fotos estas que estavam inéditas até julho deste ano). A dupla do PT usa o braço esquerdo e o punho fechado. Se lembra algum gesto, até pelo modo como ambos condenados abaixaram suas cabeças, Genoíno e Dirceu parecem citar os Panteras Negras, o movimento socialista negro americano, que os atletas americanos Tommie Smith e John Carlos fizeram num pódio dos Jogos Olímpicos de 1968, no México.

atletas-americanos-punhos-cerrado
(Foto: O Globo)

Vamos, por que não, a alguns exemplos mais? De políticos que qualquer um ligaria ideologicamente a Lênin e Castro. Começamos por Richard Nixon. De todos os comunistas e nacional-socialistas, este era um dos que mais adorava o gesto, usando um ou dois braços.

Richard-Nixon
( Foto: National Vanguard )

Vamos mais à esquerda: aqui o ex-presidente americano George W Bush, sobraçando um cachorrinho, sem dúvida saudando suas bases durante um discurso na sede do Partido Comunista dos Estados Unidos.

bush-com-cachorrinho
(Foto: DCM)

Agora, só não me pergunto por que não se lembram de duas figuras amadas que também eram chegadas num punho cerrado. Vejam só:

punho-cerrado
( Foto: DCM )
socrates-punho-cerrado
(Foto: Pcezarfut)

Enfim: esse gesto não simboliza absolutamente nada além de que o personagem quer demonstrar força, que resta nele a vontade de lutar, que deseja saudar seus companheiros.

Não tenho muito o que dizer que não seja: você que está fazendo ou espalhando essas montagens, tome vergonha na cara e vá defender seu ponto de vista usando argumentos, não trucagens ridículas e que pare de poluir a internet dos outros com propaganda de quinta categoria.

Atenção: o e-mail não será publicado